O Iluminado – Um Clássico de Stephen King

Compartihe O Livro

o iluminado stephen king

Título: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Linguagem: Português 
Ano de lançamento: 2012
Nº de páginas: 617
Gênero: Horror, Novel

Sinopse

O romance, perfeitamente adaptado ao cinema por Stanley Kubrick, ainda encanta e assusta leitores de todas as gerações. O conflito assustador entre dois mundos Um menino e o desejo assassino de forças malignas poderosas. Uma família que é presa por uma doença O mais poderoso vencerá nesta batalha sem testemunhas.

Danny Torrance não é o típico menino. É capaz de ouvir os pensamentos e viajar no tempo. Danny parece estar brilhando. Será uma bênção ou uma maldição? O imponente hotel Overlook guarda a resposta. Em The Illuminated, quando Jack Torrance assume o cargo de zelador no antigo hotel, todos os problemas da família parecem estar resolvidos. O desemprego e os excessos de bebida nunca mais acontecerão.

O sofrimento da esposa Wendy nunca mais acontecerá. A tranquilidade e o ar puro ajudaram o pequeno Danny a se livrar dos ataques nervosos que assustaram a família. Ainda assim, o Overlook não é um hotel típico. O tempo esqueceu de enterrar ódios antigos e cicatrizar feridas, e espíritos malvados permanecem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e ódio. É uma condenação à morte. Além disso, somente os poderes de Danny são capazes de combater a propagação do mal.

Resenha

O Iluminado, um dos primeiros livros de Stephen King e um dos seus melhores livros de terror, é uma das obras mais veneradas do terror. Apesar de ser controversa e um pouco diferente do livro, an adaptação de Stanley Kubrick de sua história tornou-se uma referência para o terror cinematográfico. Hoje, The Illuminated é um clássico, e seria justo discutir esse livro tão significativo em nosso Setembro King.

O Iluminado é um dos livros mais impressionantes que já li – e eu li muitos antes disso. Como narrativa de terror, é incomparável a todas as outras que já li. Em termos de escrita, é uma experiência única. Embora seja difícil expressar as razões por trás de elogios tão abertos, vamos abordá-los por partes.

Os Torrance dependem desesperadamente de Jack como zelador para a temporada de inverno do Overlook. Durante esse período, o hotel fica fechado para visitantes e não pode ser acessado devido à sua localização nas montanhas do Colorado.

Você Pode Gostar

Jack é um alcoólatra em recuperação que costumava ser agressivo e não tinha confiança no trabalho. O hotel é sua última chance de salvar Jack Torrance; é an esperança de restaurar a família que foi devastada por excessos e desordem. Para entrar de verdade na história, é fundamental entender o que isso significa para os três, especialmente para Jack. Apenas uma introspecção completa pode dar ao leitor uma compreensão completa do que está sendo dito.

A construção minuciosa dos personagens e a personificação do terror em “O Iluminado” são a verdadeira magia por trás do filme. O renome de Stephen King não se limita aos exemplos de terror que ele criou, mas também à sua capacidade de incutir vida e humanidade em seus livros. Conhecer a família Torrance foi, portanto, algo estranho. Detalhes sobre Jack, Wendy e Danny são tão detalhados que parecem realmente existir, como aparições que nos acompanham enquanto lemos.

Ainda que passe bastante tempo, dificilmente vou esquecê-los. Embora alguns personagens secundários sejam incluídos, como o cozinheiro Halloran e o gerente Ullman, o autor se dedicou totalmente à família. menos caracteres, mais progresso e qualidade. 

Cada um deles desenvolve-se gradualmente à medida que a história avança, o que faz com que o leitor se sinta imediatamente envolvido com eles (e até fique desesperado enquanto vemos como tudo termina, diga-se de passagem). Cada um deles tem um passado, uma história de vida, características distintas de personalidade, sonhos, anseios e medos.

A dinâmica que foi criada na família é impressionante. As características distintas de cada personagem, o isolamento, o clima, a “iluminação” de Danny (e seus efeitos, como os pesadelos e as visões que o menino experimenta regularmente) e as próprias características criam cenas sombrias e dramáticas.

No entanto, o hotel Overlook em si age como o motor da trama. Ele é o grande enigma, an entidade omnipresente e misteriosa que envolve toda a história, movendo os personagens e levando o leitor a situações de terror. Cada cena e trecho da história que envolve o Overlook é profundamente doloroso. 

Como mencionei anteriormente, a quantidade de detalhes e descrições detalhadas sobre o Overlook pode parecer uma desvantagem para leitores menos atentos ou não interessados na história. Todas as partes da casa, incluindo os corredores, a cozinha, o porão, os jardins e as topiarias, são descritas com muita precisão e parecem até mesmo repetidas. 

No entanto, esse aspecto faz parte da aura de terror que surge do Overlook, e todas as descrições são necessárias para criar um ambiente tenso e claustrofóbico. A entrega total à história é a dica mais valiosa que posso dar sobre a leitura de O Iluminado. Adie a leitura para outro momento se não estiver disposto a passar por essa experiência.

O Iluminado foi lançado pela Companhia das Letras em uma edição luxuosa em capa dura, com um prólogo e epílogo inéditos. O trabalho de revisão e tradução da Biblioteca Stephen King é impecável, an edição é linda e os materiais adicionais melhoram o histórico do Overlook, explorando pequenas histórias sobre os hóspedes do hotel ao longo dos anos de funcionamento do hotel. 


Compartihe O Livro

2 comentários em “O Iluminado – Um Clássico de Stephen King”

Deixe um comentário