O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

Compartihe O Livro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson

Título: O Médico e o Monstro
Título Original: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson
Ano de Editora: 2021
Nº de páginas: 211
Gênero: Novel

Resumo

Um advogado chamado Utterson, que é sensível e confiável, ouve seu amigo Enfield relatar um caso de assalto durante seu passeio semanal. Uma garota foi atacada e maltratada por um homem malvado chamado Hyde, que desapareceu por uma porta em um beco. Poco depois, ele voltou e deu um cheque assinado por um respeitável cavalheiro para pagar an indenização aos pais aterrorizados.

Tanto Utterson quanto Enfield concordam em ignorar o assunto porque não gostam de mexericos. No entanto, o Dr. Jekyll, que era um dos melhores amigos e cliente de Utterson, tinha feito um testamento que transferia todo o seu patrimônio para este mesmo sr. Hyde. Ao longo do tempo, Utterson começa a ter pesadelos em que uma figura sem rosto vaga por uma espécie de Londres assustadora.

Para obter mais informações, o advogado visita Jekyll e o Dr. Lanyon, um amigo próximo de ambos. Lanyon afirma que não viu mais Jekyll; Eles haviam discutido muito sobre o caminho das pesquisas de Jekyll, que Lanyon havia chamado de bobagens não científicas. Utterson fica intrigado e pesquisa mais sobre o assunto. Ele descobre que Hyde estava frequentando um certo edifício; Trata-se de um laboratório escondido nas profundezas da residência de Jekyll. Utterson fica assustado ao encontrar Hyde e descobre que ele é extremamente feio, mas de uma maneira estranha, como se estivesse com an aparência deformada. Hyde oferece gentilmente o seu endereço para Utterson ficar surpreso. Jekyll aconselha Utterson a não se preocupar com o sr. Hyde.

Após um ano, O membro do Parlamento e cliente de Utterson, Sir Danvers Carew, foi brutalmente espancado até a morte por Hyde, de acordo com uma criada, certa noite. Utterson é abordado pela polícia, que suspeita que Hyde pode ser o assassino. Ele leva os policiais até o apartamento de Hyde, com uma sensação de irrealidade em meio ao frio e neblina da manhã. O assassino tinha fugido quando eles chegaram ao apartamento, e a polícia não encontrou nada. Poco depois, Utterson volta a ver Jekyll, que diz que terminou sua relação com Hyde. 

Você pode gostar

Ele apresenta an Utterson um bilhete que supostamente foi escrito por Hyde para Jekyll. No bilhete, Hyde expressa sua gratidão pelo transtorno que tinha causado an ele e se despede. No entanto, o assistente de Utterson afirma nesta noite que a caligrafia de Hyde se assemelha significativamente à de Jekyll.

Por alguns meses, Jekyll se comporta de maneira particularmente sociável e amigável, como se algum peso tivesse sido retirado de seus ombros. Mas então Jekyll começa a recusar visitantes de forma inesperada, e Lanyon morre de um choque relacionado a Jekyll. Mas Lanyon dá an Utterson uma carta antes de morrer com instruções para não abri-la antes da morte de Jekyll. Ao caminhar com Enfield, Utterson vê Jekyll na janela do laboratório. Os três homens começam a falar, mas Jekyll ganha um olhar de terror de repente. Ele desaparece quando de repente fecha a janela.

Aproximadamente uma semana depois, Poole, o mordomo de Jekyll, visita Utterson em um estado de desespero. Ele afirma que, nas últimas semanas, seu patrão havia se trancado no porão, e a voz que sai do porão agora não se assemelha em nada à de Jekyll. Passando por ruas vazias, sinistras e açoitadas pelo vento, Utterson e Poole vão até à casa de Jekyll. Eles encontram os animais amontoados em um dos cômodos com medo quando chegam. Depois de uma longa discussão, eles decidem fechar a porta do laboratório. Eles encontram o corpo de Hyde, que veste as roupas de Jekyll, lá dentro, e ele parece ter morrido por suicídio. Além disso, eles encontram uma correspondência de Jekyll dirigida an Utterson, na qual ele se compromete an explicar tudo.

Utterson leva o documento para casa e começa a ler a carta de Lanyon primeiro. Ao ver o sr. Hyde tomar uma poção e se transformar no Dr. Jekyll, ela revela que o choque foi responsável pelo abatimento e posterior morte de Lanyon. O testamento de Jekyll pode ser encontrado na segunda carta. Ela explica como Jekyll aprendeu a separar seu lado bom dos seus impulsos mais sinistros e descobriu uma maneira de se transformar ocasionalmente em o sr. Hyde, um monstro deformado e sem consciência. No início, Jekyll continua, dizendo que apreciava se transformar em Hyde e apreciava an autonomia moral da criatura. 

Ele finalmente descobriu que, mesmo sem tomar a poção, estava se transformando involuntariamente em Hyde durante o sono. Neste ponto, Jekyll havia tomado a decisão de deixar de ser Hyde. No entanto, a vontade de tomar a poção havia sido tão forte que, depois de se transformar, ele correu para a rua e matou violentamente Sir Danvers Carew. Aterrorizado, Jekyll tentou com mais força impedir a transformação. Parecia que ele conseguiu. No entanto, um dia ele se transformou bruscamente em Hyde enquanto estava sentado no parque; Foi a primeira vez que ele estava desperto.

A carta prossegue relatando a luta desesperada de Jekyll por ajuda. Hyde precisou da ajuda de Lanyon para tomar suas poções e tornar-se Jekyll novamente depois de sair do laboratório e ser caçado como assassino pela polícia. No entanto, o choque daquela visão, quando ele se transformou na presença de Lanyon, resultou na morte gradual de Lanyon. Enquanto isso, Jekyll voltou para casa apenas para se sentir cada vez mais indefeso, pois as transformações começaram an ocorrer com mais frequência e exigiam doses maiores da poção para revertê-las. Jekyll interrompeu a conversa que estava mantendo com Utterson e Enfield na janela por causa de uma dessas mudanças inevitáveis.

A poção acabou, e Jekyll não conseguiu encontrar um dos ingredientes essenciais para fazer mais. Sua capacidade de voltar à vida normal está lentamente desaparecendo. Jekyll encerra sua carta dizendo que naquele instante ele sabia que estava prestes a se transformar definitivamente em Hyde. Ele também se indagava se Hyde escolheria enfrentar an execução por seus crimes ou optaria por se matar.

Sobre Robert Louis Stevenson

Nascimento: Edimburgo, Escócia Foi um conhecido escritor britânico que escreveu poesia, romances e roteiros de viagem. Sua obra mais conhecida no Brasil é A ilha do tesouro e O médico e o monstro. Seu casamento com uma mulher norte-americana ocorreu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1880. Foi de volta para an Inglaterra, onde havia vivido anteriormente, junto com sua esposa e um enteado. Sua saúde, por outro lado, era precária. No ano seguinte, foi internado em um centro de reabilitação na Suíça para tratar sua tuberculose, com a qual estava lutando há anos. 

Tornou-se famoso ao escrever O estranho caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde (O médico e o monstro) em 1886. O livro foi editado e traduzido ao redor do mundo desde sua primeira publicação. Aos 44 anos, ele faleceu cedo nas Ilhas Samoa. Ele deixou uma grande obra literária.


Compartihe O Livro

3 comentários em “O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson”

Deixe um comentário