É Assim Que Começa – Colleen Hoover

Compartihe O Livro

É assim que começa colleen hoover

Título: É Assim Que Começa (Livro #2)
Série: It Ends With Us
Título Original: It Starts With Us
Autor: Colleen Hoover
Linguagem: Português 
Ano de lançamento: 2022
Nº de páginas: 303
Gênero: Romance, Ficção

Sinopse

Lily se reencontra de repente com Atlas, seu primeiro amor, quando ela e seu ex-marido, Ryle, acabaram de se casar e eles estavam presos juntos. Lily aceita prontamente o convite para um encontro depois de quase dois anos separados.

Mas quando eles descobrem que Ryle ainda está em sua vida, embora não estejam mais casados, sua excitação diminui rapidamente. Além disso, Atlas Corrigan é o único homem que ele odiará estar na vida de sua filha e ex-mulher.

“É Assim que Começa” prossegue exatamente onde o epílogo “É Assim que Acaba” (você pode ler o livro AQUI) terminou, alternando entre as perspectivas de Atlas e Lily. O livro revela mais sobre o passado de Atlas e acompanha Lily em sua busca por uma segunda oportunidade de amor genuíno e sua relação com um ex-parceiro ciumento.

Resenha

A sequência do best-seller “É assim que acaba”, escrito pela autora norte-americana Colleen Hoover e a continuação da história de Lily Bloom, lançada em outubro de 2022, está entre os livros mais vendidos na Amazon.

O primeiro livro foi lançado em 2020 e abordou temas sociais importantes, como violência doméstica e relacionamentos abusivos. Os leitores ficaram insatisfeitos com o final e an autora pediu uma continuação.

A autora atendeu aos pedidos dos fãs e elogiou seus admiradores, apesar do descontentamento dos críticos. No entanto, dois anos depois do lançamento do primeiro livro, ela lançou o segundo. 

Para entender a sequência, é necessário retomar as principais ideias do primeiro livro, que foi o livro mais vendido da Amazon em 2022. Em “É Assim que Acaba“, Lily Bloom conhece Ryle Kincaid, um neurocirurgião que compartilha seus sentimentos e aspirações com ela durante um momento de vulnerabilidade.

O destino os reúne novamente por meio da irmã de Ryle, Allysa, que por coincidência começa a trabalhar na floricultura de Lily. Como resultado, Allysa e o neurocirurgião se envolvem romanticamente. Eles se apaixonam, mas Lily fica ciúmes do ex-namorado quando o reencontra em seu restaurante. 

Ele an agride fisicamente uma noite, mas ela o perdoa dizendo que ele não é como seu pai, que já batia em sua mãe. Apesar de Lily pensar que Ryle não faria as mesmas coisas, ele as faz e as coisas se tornam mais graves, principalmente quando ele an agride. Ela vai para o hospital e descobre que está grávida de um filho de Ryle e de Atlas. Ela decide se divorciar porque tem vários sentimentos, mas não denuncia a violência doméstica. 

Em “É assim que começa”[pdf], após um ano do divórcio e do nascimento de Emerson, Lily tem que lidar com os traumas, os constantes encontros com Ryle, ser mãe solteira e cuidar de sua própria floricultura, além das consequências de suas escolhas. 

Este livro apresenta não apenas a perspectiva de Lily, mas também a de Atlas; leitores podem ver aspectos de sua vida atual como chef e dono de dois restaurantes em Boston. Eles se reencontram inesperadamente durante o caos de suas vidas. 

Lily ainda tem que lidar com os efeitos da proximidade do neurocirurgião, os medos que ele ainda causa em si e o que ele pode fazer com Emerson devido às frequentes visitas de Ryle e ao fato de Ryle continuar presente em sua vida devido à filha. Ela e Atlas retomam sua relação, que havia sido interrompida há alguns anos.

No entanto, Lily sempre tenta escondê-la de Ryle, porque tem medo da reação explosiva de seu ex-marido, que culparia Atlas pela separação. Atlas finalmente descobre e an agride fisicamente. Lily argumenta que não há nenhuma denúncia contra ele, pois ninguém confiaria em si se houvesse provas de agressão física de Ryle e seu poder aquisitivo. 

A florista tenta lidar com seus problemas, enquanto Atlas também enfrenta o retorno de sua mãe a Boston e a descoberta de que tem um irmão mais novo. A mãe de Atlas o maltratou durante an infância e an adolescência, o que o levou an abandonar a casa junto com seu irmão. Quando ele descobre que o rapaz está por trás da invasão de seus restaurantes, ele decide ajudá-lo levando-o para sua casa. Isso cria uma forte relação entre os dois e, no final, Atlas fica com sua guarda. 

Após encontrar Ryle, ele procura o cozinheiro e o agride. Atlas não revida e tenta convencê-lo a parar com o comportamento agressivo. No entanto, o neurocirurgião continua tentando invadir Lily ou retomar seu casamento. Ryle cai um pouco em si apenas quando ela chama o cunhado Marshall e an irmã dele para ajudar. Os três personagens concluem que, para se aproximar de Emerson, o neurocirurgião deve aprender a controlar a raiva. 

Atlas e Lily se casam depois de morar juntos, mas na última cena ele lê seus votos de casamento.

Este segundo livro aborda os traumas, os efeitos e as tentativas de sobrevivência de uma vítima de violência doméstica. Lily, como muitas mulheres, não denunciou Ryle à polícia ou recorreu judicialmente a qualquer autoridade para proteger a si e a sua filha.

As principais razões pelas quais ela não manteve estas atitudes no divórcio podem ser entendidas facilmente: medo da reação de Ryle, falta de crença na violência que ela experimentou, não querer interferir em sua carreira como neurocirurgião ou simplesmente acreditar que a separação poderia fazê-lo mudar suas opiniões. 

É evidente que Ryle permaneceu inalterado em seus pensamentos e perspectivas ao longo do livro; afinal, ele é um abusador que tenta sempre atribuir a vítima a responsabilidade por suas ações. 

Você Pode Gostar

Ele continuou rondando a vida de Lily na tentativa de recuperar o relacionamento, e quando descobriu que ela e Atlas estavam juntos, an atacou novamente, mas desta vez, Lily não pensou em denunciar. É razoável que Lily não o denunciasse logo após o divórcio e o nascimento de Emerson devido à influência que ele ainda tinha sobre si e a situação delicada. No entanto, com as novas agressões e a constante interferência do agressor em sua vida, an autora não conseguiu que o pensamento da protagonista passasse pela mente dela no momento atual. A personagem agora leva uma vida mais tranquila com o apoio de Atlas e 

A imposição de aulas de controle de raiva ajudou a resolver as atitudes agressivas de Ryle e o impedimento de sua visita à filha. 

Embora an autora não tivesse planejado escrever uma continuação, a pressão dos fãs levou ao lançamento. Os benefícios desta sequência incluem an oportunidade de acompanhar o relacionamento de Atlas e Lily, an oportunidade de conhecer Atlas tanto no passado quanto no presente e an admiração pela amizade de Allysa e Lily.

Apesar do sucesso, “É assim que começa”[pdf] não é um livro significativo para a sequência do primeiro; não há grandes novidades, é escrito apenas para os fãs da história original. 


Compartihe O Livro

3 comentários em “É Assim Que Começa – Colleen Hoover”

Deixe um comentário